ROI e ROE e a importância para análise financeira dos negócios.

home1

Alguns clientes me perguntaram a diferença entre ROI e ROE sobre investimento.

Então vamos lá:

O ROI é uma medida de rentabilidade que avalia a eficiência de um investimento específico, comparando o ganho líquido desse investimento com seu custo. A fórmula geral do ROI é a seguinte:

 

ROI :     ____Ganho líquido do investimento___ x 100%

                            Custo do Investimento

O ROI é uma métrica útil para avaliar a eficácia de investimentos individuais, como campanhas de marketing, projetos de expansão, novas lojas etc.

Quanto maior o ROI, melhor é a eficiência do investimento.

 

O ROE é uma medida de rentabilidade que avalia a capacidade de uma empresa gerar lucro em relação ao patrimônio líquido investido pelos sócios. A fórmula geral do ROE é a seguinte:

ROE :     ___Lucro Liquido___ x 100%

                  Patrimônio Líquido

O ROE mede a eficiência da empresa em utilizar o capital próprio para gerar lucro. Um ROE mais alto geralmente é considerado favorável, pois indica que a empresa está gerando mais lucro em relação ao investimento dos sócios.

Resumindo, a diferença entre ROI e ROE é que o ROI se concentra em avaliar a eficiência de investimentos específicos, enquanto o ROE avalia a capacidade geral da empresa de gerar lucro em relação ao capital próprio investido pelos seus sócios.

Com uma taxa Selic girando em 13,25% ao ano, é normal que os investidores de uma loja de calçados busquem um ROE acima desta taxa, além da própria taxa de risco do negócio que tem que ser adicionada ao negócio.

Diante disso, o lojista pode ter outra dúvida: compensa investir em uma loja e correr o risco do negócio ou manter meu capital aplicado a uma renda fixa de 100% CDI de 13,25% ao ano a algum CDB ou fundo multimercado?